Suculenta Jade – Crassula Ovata

Suculenta Jade

A suculenta jade é uma das plantas mais recomendadas para os iniciantes na jardinagem, pois essa planta é de fácil cultivo e cresce bem tanto na sombra como no sol.

 

Se você ainda não possui um exemplar dessa espécie em seu jardim, já se certifique de coloca-lá em sua lista de compras, quando for a próxima feira de plantas de sua região.

 

No artigo de hoje apresentaremos a origem, nomes populares, dicas de cuidados e curiosidades dessa planta tão admirada por colecionadores e chamada de bonsai natural.

 

Suculenta Jade – Informações Gerais

Suculenta Jade
Suculenta Jade

Nome Científico: Crassula Ovata

Nomes Populares: Planta da Sorte, Planta da amizade, Árvore do Dinheiro e muitos outros.

Família: Crassulaceae

Origem: África do Sul e Moçambique

 

A planta Jade pode atingir até os 2 metros de altura formando um belo arbusto, com folhas ovadas, verdes e suculentas.

 

Essa é uma espécies de planta que pode ser cultivada em ambiente externos ou internos, o segredo está na claridade que ela vai receber e na drenagem bem feita do solo.

 

Normalmente quem a cultiva fica impressionado por saber que essa suculenta pode florescer. A floração da Jade ocorre entre os meses de junho a agosto, e sua incidência inicia-se mais ou menos após os 4 anos de idade da planta.

 

Cultivo da Suculenta Jade

Suculenta Jade
Cultivo

Para que você tenha sucesso com a Jade, é preciso prestar atenção a todo o processo de plantio. Mesmo que você tenha recebido uma muda em um belo vaso, é sempre bom entender esse passo a passo, pois quando for plantar-lá você já saberá como proceder.

 

Sempre dê preferência a vasos grandes e pesados, pois com o tempo a suculenta jade tende a crescer e se tornar uma mini árvores com um copa bem cheia e pesada.

 

Nunca se esqueça de fazer um sistema de drenagem com pedras, cascalhos e manta de bidim, para evitar que o solo fique muito molhado e apodreça.

 

Em continuação, use um substrato aerado e leve para um bom desenvolvimento de sua suculenta. Aproveite para deixar sua Jade em um local que ao menos leve claridade solar por boa parte do dia.

 

Curiosidades

Suculenta Jade
Curiosidades

A crassula ovata é uma suculenta incrível e com muita história para contar. De acordo com pesquisadores essa planta pode chegar até os impressionantes 100 anos de idade.

 

Uma curiosidade sobre ela que não pode passar despercebida, é que ela pode ser tóxica para gatos e cachorros com sintomas de vômitos e desorientação. Mas nada muito grave, mas sempre é bom não deixar que crianças brinquem com suas folhas.

 

A Crassula Ovata possui diversas variações, citaremos as principais:

 

Crassula Ovata (planta de jade)

Suculenta Jade
Suculenta Jade

Talvez o tipo mais popular e comum de planta de jade. Nativas da África do Sul e Moçambique, são conhecidas por suas folhas grossas, carnudas, brilhantes e lisas que crescem em pares opostos.

 

As folhas variam em cores do verde jade escuro na sombra ao vermelho nas bordas quando expostas à luz solar direta ou total.

 

Crassula Ovata ” Hummel’s Sunset ” (Planta de jade dourado)

Crassula Ovata '' Hummel's Sunset ''
Crassula Ovata ” Hummel’s Sunset ”

Esta variedade tem um belo tom dourado amarelo-esverdeado nas folhas. O cuidado é semelhante à planta comum de jade verde.

 

Crassula Arborescens (planta de jade prateada)

planta de jade prateada
Planta de jade prateada

Crassula Arborescens é nativo da África do Sul. Suas características distintivas são as folhas de ‘dólar de prata’, de cor arredondada e verde-prateada, com bordas avermelhadas.

 

Crassula Ovata orelha de Shrek

Crassula Ovata orelha de Shrek
Crassula Ovata orelha de shrek

Se você conhece o personagem Shrek, apenas o nome dessa planta de jade certamente trará um sorriso ao seu rosto.

 

Ao contrário de outras plantas de jade com folhas planas em forma de coração, as jades orelhas de Shrek têm folhas tubulares em forma de dedo e pontas côncavas.

 

Crassula Ovata ‘Variegata’ (Planta de Jade Variegada)

Crassula Ovata 'Variegata'
Crassula Ovata ‘Variegata’

As plantas variegadas de jade, também conhecidas como ‘Lemon & Lime’, são distinguidas por suas folhas listradas verde claro, amarelo pálido e marfim.

 

Como muitas variedades de jade, as folhas das plantas de jade variegadas podem ficar vermelho rosado nas pontas quando expostas à luz solar.

 

Em resumo

Por fim, chegamos ao término de mais um artigo informativo sobre essa espécies de suculenta. Esperamos que você possa tirar proveito das informações e dicas passadas aqui para você.

 

Portanto nos ajude compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais e divulgando essas dicas valiosas. Te esperamos no próximo artigo com um tema muito importante, então aproveite para deixar uma sugestão nos comentários abaixo.

Suculenta Jade – Crassula Ovata

Um pensamento em “Suculenta Jade – Crassula Ovata

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo